top of page

O passado tinha um futuro

O Grupo de Estudo dos Imaginários da Tecnologia (Geist) foi criado com o objetivo de explorar esferas inauditas das tecnologias contemporâneas por meio da problematização dos objetos técnicos da atualidade e da concepção de artefatos capazes de ampliar os horizontes tecnológicos futuros.

 

O grupo se consagra ao estudo dos imaginários das tecnologias a partir de uma perspectiva multidimensional, envolvendo áreas do conhecimento como arquitetura, design, engenharia, artes, ciências biológicas, educação, psicologia e literatura.

Tem uma face voltada ao passado e outra ao futuro. Para compreender as origens, as transformações sociais, a formação e desenvolvimento de artefatos técnicos e os imaginários que acercam as relações entre humanos e tecnologia, realiza estudos, análises e discussões de textos relacionados à história, sociologia, antropologia e filosofia das técnicas em seminários mensais. Para projetar novos horizontes tecnológicos, concebe e fabrica artefatos à luz da ficção especulativa no Lab_Geist. 

Durante o VI Seminário do RITe (Representações: Imaginário e Tecnologia), em 2020, surgiu a ideia de formar o Geist. O grupo iniciou suas atividades em março de 2021 e desde então vem realizando encontros presenciais e a distância.

Contate-nos

bottom of page